Quem tem bronquite tem asma?

Esta é uma doença que gera muita preocupação, não apenas no indivíduo, mas também nos seus familiares. A preocupação começa nos primeiros meses de vida, onde diversas crianças iniciam os casos de bronquite. Na maioria dos casos até os 2 anos de idades, os casos de bronquite estão relacionados a infecções das vias aéreas causadas por vírus. Não necessariamente uma criança que tenha episódios de bronquite nos primeiros meses de vida vai desenvolver asma na idade adulta.

Existem fatores de risco que podem aumentar a chance de o indivíduo desenvolver asma no futuro, entre eles estão:

• Os pais terem histórico de asma,
  • Prematuridade, bronquiolite nos primeiros meses de vida entre outros.

Esses fatores de risco podem aumentar o risco de o indivíduo ter asma, mas não significa que vai desenvolver a doença no futuro.

Diferença de asma e bronquite

Um fator importante para ser esclarecido é a diferença entre asma e bronquite. A bronquite é qualquer inflamação causada nos brônquios, que é o canal responsável pela passagem de ar dentro dos pulmões. Esta inflamação pode ter diversas causas, como infecções causadas por vírus, pode ser causa por inalação de substâncias tóxicas, ou causada por um mecanismo imunológico, como é o caso da asma, neste processo uma célula chamada eosinófilo recebe um estímulo, produzindo uma série de substâncias que causam a bronquite.

Após iniciada a inflamação dos brônquios ocorre uma redução da luz, que é a causa do som característico da bronquite, conhecido popularmente como chiado no peito. Esse som agudo parecido com o apito, as vezes pode lembrar um miado de gato, é característico da pessoa com bronquite. Devido a esta redução da luz do brônquio ocasiona uma dificuldade na passagem do ar, o que leva a falta de ar do paciente.

Sintomas da asma

Uma situação muito comum que acontece nos pacientes com asma é o paciente apresentar rinite, os sintomas principais são nariz entupido, coriza e também pode apresentar muita coceira. Os sintomas podem piorar em contato com poeira, cheiro forte, com alguns animais como cachorro ou gato e contato com mofo, devido a esse risco é muito importante manter o ambiente o mais limpo possível.

Para isso devemos manter o ambiente o mais arejado possível, deixa a luz do sol entrar em casa, na cama é interessante manter tanto o colchão como o coberto com capa, as cortinas de pano devem ser evitadas devido ao acúmulo de poeira, devendo ser substituída por tecido sintético, que seja possível limpeza apenas com pano.

Quando for limpar a casa devemos utilizar preferencialmente pano úmido, pois quando utilizamos vassoura levantamos a poeira para o ar.

Um assunto mais delicado é em relação aos animais domésticos, cada caso deve ser avaliado individualmente, pois vai depender do tipo de animal que tem em casa e se o paciente tem ou não alergia específica aquele animal.

Conclusão

O intuito principal do tratamento da asma é a reversão da redução da luz do brônquio e para isso existem diversos tratamento para serem utilizados. Além disso existem outros objetivos como a redução das crises de falta de ar, melhora da qualidade de vida do paciente, redução da necessidade de internações e redução do risco de infecções.

Caso você ou seu filho se encaixam nesse quadro asmático, agende uma consulta para tirar todas suas dúvidas.