• (47) 3027-4588

Bruxismo

O bruxismo é o movimento de ranger ou apertar os dentes durante o sono de forma involuntária. Pode ocorrer também quando se está desperto. Devido à pressão, causa o desgaste dos dentes, o amolecimento ou até problemas mais graves nos ossos, na gengiva ou nas mandíbulas.

Quem tem bruxismo sente dor nos músculos da face, nas mandíbulas, dor de cabeça, e pode ter até zumbido no ouvido. Afeta mais as crianças do que o idosos e está distribuído igualmente entre homens e mulheres. 

Causas

Está associado a fatores como estresse, tensão, ansiedade, condições neurológicas, fatores genéticos, problemas de oclusão (alinhamento das mandíbulas e fechamento da boca). O consumo excessivo de cafeína e o tabagismo também tem relação com o bruxismo. 

Tratamento para bruxismo

Deve ser avaliada uma causa específica para avaliar o tratamento. Ainda é possível amenizar seus efeitos. A principal opção de tratamento é o uso de uma placa de acrílico, que protege os dentes e evita o desgaste.

Se causado por motivos de estresse e ansiedade, recomenda-se tratar dessas condições psicológicas. Reduzir o consumo de café e parar de fumar também ajudam a evitar o bruxismo. 

Quando associada a distúrbios do sono, é preciso tratar dos problemas respiratórios que podem provocar o bruxismo, como a apneia obstrutiva do sono.