Síndrome das Pernas Inquietas

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio nos membros inferiores, que se caracteriza por uma agitação involuntária e o descontrole do movimento das pernas quando em situação de repouso. 

Os sintomas aparecem mais à noite e podem atrapalhar consideravelmente o sono. Isso causa irritação, sonolência, indisposição e cansaço. 

Além disso, pode inviabilizar viagens mais longas, idas ao cinema ou teatros, participar de reuniões, entre outras atividades sociais. 

Causas

A causa da síndrome das pernas inquietas pode ter origem no histórico familiar, mas também estar relacionada à deficiência de substâncias, como o ferro e a dopamina nas áreas do cérebro que controlam os movimentos. 

Outras causas podem ser doenças crônicas, consumo excessivo de álcool e cafeína, tabagismo, obesidade, medicações para fins psiquiátricos, anemia, gravidez, entre outras.

Tratamento para Síndrome das Pernas Inquietas

O tratamento para síndrome das pernas inquietas envolve a cura ou o controle dos distúrbios que causam o problema. A mudança de hábitos é um fator importante. Evitar cafeína, álcool e o cigarro são recomendados. 

Outra opção é uso de medicamentos que suplementam a dopamina no cérebro, opióides, relaxantes musculares e remédios para dormir. Alguns antidepressivos e neurolépticos,  podem piorar o quadro de síndrome de pernas inquietas.