Fique atento aos sintomas da pneumonia

Nos meses de frio, os pacientes lotam os hospitais e as clínicas médicas com sintomas de pneumonia, buscando tratamento para a doença.

Desde de 2020, estamos enfrentando uma das maiores crises sanitárias da história e, com a chegada do novo coronavírus, muitas pessoas têm dúvidas com relação aos sintomas da pneumonia.

Algumas pessoas, inclusive, estão deixando de procurar um estabelecimento de saúde com medo de ter contato com o coronavírus. Esse medo é genuíno e devemos tomar cada vez mais cuidado com a nossa saúde. Porém, é preciso ter atenção para identificar os sintomas da pneumonia cedo e buscar ajuda médica. Principalmente em crianças e idosos.

Hoje, você vai entender melhor sobre a pneumonia, seus sintomas e como evitá-la. Vamos lá?

O que é pneumonia?

pneumonia é uma inflamação causada por uma bactéria que atinge os pulmões. Todas as pessoas podem ter a bactéria da pneumonia no organismo.

A região da traquéia humana produz muitas secreções, que se movimentam cada vez que respiramos. A bactéria da pneumonia fica instalada nessa secreção, mas não tem forças para atingir o nosso pulmão, quando estamos saudáveis, pois as nossas vias aéreas se protegem dela.

Acontece que quando o corpo humano é acometido por algum fator que prejudica a sua imunidade, como estresse, falta de uma alimentação saudável, cansaço, nosso sistema imunológico tem mais dificuldade para impedir que a bactéria chegue até nossos pulmões. E assim, a pneumonia se desenvolve.

Talvez você goste de algum desses artigos:

>>> Asma: o que é e quais são seus sintomas?
>>> DPOC: o que é a doença pulmonar crônica, quais seus sintomas e tratamentos

Quais são os sintomas da pneumonia?

Em geral, os sintomas da pneumonia são tosse com ou sem catarro, dor no peito, falta de ar, febre, dor de cabeça e dor no corpo, mal-estar e falta de apetite. Mas eles podem variar de acordo com a idade do paciente.

Por exemplo, uma criança de até dois anos de idade, com pneumonia, tende a ficar mais irritada, sonolenta e com a respiração acelerada. Isso são os sintomas que os adultos podem identificar, pois nessa idade as crianças não conseguem ainda explicar o que estão sentindo.

Mas os pais precisam ficar bastante atentos, pois é bastante comum confundirem o chiado no peito com bronquite.

Em adolescentes e até adultos, os sintomas podem ser dor no peito, localizada na região onde está a inflamação, febre e tosse com ou sem secreção. Essa secreção pode ter uma cor mais amarelada ou esverdeada.

No caso dos idosos, a pneumonia pode apresentar outros sintomas e é preciso ficar alerta para identificá-los e procurar ajuda médica rapidamente. Em geral, os idosos ficam mais sonolentos, confusos, cansados e abatidos, tendo tosse e apresentando febre – ou não. Não é uma regra. Por isso, é preciso observar.

Como evitar a pneumonia?

O principal fator que leva a uma pneumonia é a queda da imunidade, pois o sistema imunológico fraco favorece o desenvolvimento da bactéria da pneumonia no nosso pulmão. Isso quer dizer que para evitar a pneumonia, a principal medida é manter a imunidade alta. E como fazemos isso? Veja as dicas a seguir.

Evite estresse

Essa dica não é tão simples, principalmente neste momento que estamos vivendo, correndo o risco de contrair o coronavírus a qualquer momento. Mas é importante evitar situações de estresse e que aconteçam com frequência. E sempre que você se ver em uma situação de estresse, tente se acalmar e impedir que ela se torne frequente.

Dormir bem

Muitos brasileiros sofrem com insônia por causa de doenças psicossomáticas, por causa do estresse e até mesmo por causa de doenças respiratórias. Ao identificar que está tendo dificuldade para dormir, procure um médico. O profissional vai te ajudar com medicamentos e o tratamento correto para acabar com esse problema.

Uma noite de sono bem dormida é fundamental para manter o sistema imunológico protegido.

Alimente-se bem

Ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, vitaminas, proteínas etc., é importante para manter o corpo saudável e a imunidade sempre alta. Pessoas que se alimentam bem têm menos chances de desenvolver diversos tipos de doenças.

Além disso, muitas pessoas fazem uso de suplementos vitamínicos e negligenciam os outros cuidados, achando que estão bem protegidos. Porém, não existem estudos ainda que comprovam a eficácia desses suplementos e sozinhos não seriam suficientes para manter seu corpo saudável.

Controle suas comorbidades

Por fim, quem tem doenças respiratórias está mais propício a desenvolver uma pneumonia. Se você tem alguma comorbidade, faça acompanhamento médico, siga as orientações e o tratamento corretamente para controlar os riscos.

Esteja sempre atento ao calendário de vacinas e se possível tome a vacina contra a pneumonia.

Diante de qualquer sintoma que citamos neste conteúdo, procure atendimento médico. Continue acompanhando o blog e aprenda mais sobre as doenças que atingem o pulmão.

Escrito por: Dr. Carlos Nogueira  Pneumologista – CRM 23539 | RQE:14290