• (47) 3027-4588

Tratamento de Tabagismo

O tabagismo é reconhecido como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1997. 

O hábito de fumar prejudica o organismo devido à presença da nicotina e outras mais de 4,7 mil substâncias tóxicas no cigarro. São químicos que podem causar, principalmente, câncer e problemas cardiorrespiratórios. 

Outras complicações decorrentes do tabagismo são tuberculose, úlcera, impotência, infertilidade, osteoporose, catarata, entre outros. Conheça as causas e o tratamento para tabagismo:

Causas

A nicotina é considerada uma droga por ter propriedades psicoativas. Ao ser inalada, produz alteração no sistema nervoso central. Altera o comportamento e o estado emocional, podendo causar dependência e abuso da substância. Instala-se a necessidade física e psicológica da droga. 

O tabagismo surge com mais frequência na fase da adolescência. Os conflitos naturais da idade estimulam a busca por alívio das tensões. O fácil acesso ao cigarro favorece a adoção do hábito. Numa tentativa de conscientizar as pessoas sobre os malefícios do fumo, a publicidade do cigarro feita em veículos de comunicação de massa está proibida no Brasil desde 1996. 

Tratamento para tabagismo

O tratamento para tabagismo envolvem o uso de medicação e o aconselhamento para mudanças de crenças e comportamentos. As seguintes medidas podem ser adotadas separadamente ou em conjunto:

  • Uso de medicamentos para diminuir a vontade de fumar;
  • Terapia de reposição de nicotina por meio de gomas, adesivos, spray ou inalante;
  • Terapia comportamental e cognitiva.