Bombinha faz mal?

Diariamente sou questionado sobre esse assunto, afinal bombinha faz ou não faz mal para a saúde?

Primeiro vamos trocar o nome bombinha pelo nome correto: dispositivo inalatório. Cada dispositivo vem com uma substância dentro, ele funciona como se fosse a cápsula do remédio, então o que vai ocasionar os efeitos colaterais não é o dispositivo, mas sim a substância que está dentro dele. Assim existem dispositivos com diversas substâncias, com mecanismos de ação e efeitos colaterais diversos, não podemos generalizar, pois seria o mesmo que dizer que remédio em cápsula faz mal.

Esse assunto sempre vem à tona quando prescrevemos os beta-2 agonistas de curta duração, como por exemplo o Salbutamol ou Fenoterol. Essas medicações têm como efeito colateral a taquicardia, que é a aceleração do coração, de onde veio esse mito que faz mal.

Essas drogas são seguras em adultos e crianças, devendo sempre ser usadas com acompanhamento médico na dose recomendada, sem exageros, se o indivíduo por exemplo utiliza mais de um dispositivo por semana aumenta o risco de ter efeitos colaterais, porém se utilizada com acompanhamento médico, na dose recomendada, é totalmente seguro.

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest