Blog

Dicas e novidades sobre Pneumologia

Asma: o que é e quais são seus sintomas?

Asma: o que é e quais são seus sintomas? Clínica Nogueira

A asma é uma das doenças mais comuns no mundo inteiro, chegando a acometer entre 3% e 5% da população mundial. A doença inflamatória das vias aéreas impede a passagem de ar pelos brônquios inflamados.

Essa inflamação crônica dos pulmões faz com que a pessoa tenha dificuldades de respirar, sinta falta de ar e uma sensação de aperto ou pressão no peito. Em geral, as pessoas que têm asma apresentam um histórico da doença na família, têm muitas alergias ou sofreram com infecções respiratórias na infância. Por isso, a doença é comum em crianças que têm ou já tiveram bronquite.

Durante a crise, os brônquios inflamam e reduzem a passagem do ar. Com a dificuldade de respirar, o paciente começa a tossir, reproduzir um chiado no peito ou ter a sensação de aperto na região.

Os sintomas podem surgir de uma hora para outra, mas acontecem depois que o paciente é exposto a algum fator que altera as suas vias respiratórias. Ou seja, um ambiente que prejudica a sua respiração, pois vai desencadear uma alergia ou um cansaço excessivo. É o que acontece com pacientes que têm contato com poeira, pólen de flores ou excedem a prática de atividades físicas.

>>> Veja também: Quem tem bronquite tem asma? <<<

 

Quando esse tipo de situação acontece, o paciente pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • Lentidão ou dificuldade para encher os pulmões;
  • Crises de tosse, com maior frequência durante a noite;
  • Forte sensação de pressão no peito;
  • Chiado ou ruído enquanto respira.

Esses sintomas são mais comuns em crianças e adultos, que já têm seu sistema respiratório formado. Em bebês, é preciso ter atenção com outros sintomas, como:

  • cansaço excessivo;
  • dedos e lábios roxos;
  • respiração mais rápida que o normal;
  • tosse constante e dificuldade para comer.

Ao identificar esses sintomas no bebê, os pais devem encostar o ouvido no peito ou nas costas da criança e observar se há ruído. O barulho pode ser igual à respiração de um gato. Em seguida, devem entrar em contato com o pediatra rapidamente.

A asma é uma doença que pode surgir em qualquer momento da vida.

A doença pode ser silenciosa, atingir o paciente e não ser facilmente identificada, por isso é preciso ficar atento aos sintomas e buscar exames específicos para o diagnóstico de asma.

Para que possa ter mais conhecimento de como tratar a asma, preparei um e-book completo, que você pode baixar agora gratuitamente, basta acessar o banner abaixo. Se tiver alguma dúvida fale comigo.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM