As consequências que o tabagismo causa para sua saúde

Talvez você não saiba, mas o tabagismo está relacionado com vários tipos de câncer e é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão. Assustador não é mesmo? Mas isso está entre as piores consequências do tabagismo, existem outros problemas que esse mau hábito proporciona para a vida das pessoas.

Muitos pacientes chegam ao meu consultório reclamando de incômodos que, eles não sabem, mas são causados pelo tabagismo e podem levar a problemas ainda maiores. Será que você está passando por algum deles? Vamos conversar mais sobre isso, hoje eu quero falar sobre as consequências do tabagismo para a vida das pessoas.

O que o tabagismo causa ao pulmão?

Mais de dois terços das mortes de câncer de pulmão no mundo todo são causadas pelo tabagismo, mas não só os fumantes que são afetados por esse mau hábito. Os fumantes passivos, aqueles que não fumam, mas estão sempre expostos à fumaça do cigarro também podem desenvolver esse tipo de câncer.

Ou seja, se você fuma e tem filhos, eles estão sendo afetados pela fumaça do tabaco quando você está fumando. Sabe no churrasco em família, na festa do filho, naquele bate-papo de fim de tarde na varanda?Pois é, em todos esses momentos você está expondo seu filho ao tabaco e aumentando as chances de ele desenvolver um câncer.

E não é só com a família, né? No trabalho, na rua, na casa dos amigos. O tabaco está sempre fazendo mal para você e mais alguém. Mas isso pode ser resolvido se você começar a parar de fumar agora. O risco de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade depois de 10 anos sem fumar.

Outra consequência do tabagismo para a saúde do pulmão é o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Essa doença é caracterizada pelo acúmulo de muco nos pulmões, que dificulta a respiração e causa tosses frequentes e dolorosas.

Quais são as doenças causadas pelo tabagismo?

O tabagismo tem relação com aproximadamente 50 tipos de doenças e problemas de saúde. Isso quer dizer que fumar pode te ajudar a desenvolver uma série de enfermidades. Você imagina quais são? Além dos tipos de câncer, de pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia etc., você também pode desenvolver doenças no aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.

Isso sem falar em outras doenças que também estão relacionadas com o tabagismo, como úlcera, osteoporose etc. Os fumantes ficam menos resistentes fisicamente, perdem o fôlego com maior facilidade, têm pior desempenho nos esportes, envelhecem mais rápido, a lista é gigante e não caberia neste texto, mas eu quero destacar as mais comuns e prejudiciais.

Enfisema pulmonar e bronquite

Enfisema e bronquite são causadas pela fumaça do cigarro, que inflama o tecido das vias respiratórias e impede a passagem do ar. Isso faz com que lesões permanentes sejam causadas no pulmão, diminuindo sua capacidade de funcionar como deveria.

Os pacientes que desenvolvem enfisema ou bronquite apresentam falta de ar, tosse crônica e pneumonia com frequência. No começo, a falta de ar não parece grave, porque aparece quando a pessoa faz algum esforço físico. Então, os pacientes associam com o sedentarismo. Mas conforme a doença evolui, até quando a pessoa está parada pode sentir falta de ar. Outras complicações também estão relacionadas, como a hipertensão pulmonar e a infecção respiratória.

Infarto e AVC

O cigarro causa alterações cardiovasculares que aceleram os batimentos cardíacos e contraem as artérias. Com isso, o paciente tem o ritmo dos seus batimentos cardíacos alterados e sofre com o aumento da pressão arterial. A consequência é um infarto, angina, AVC e até aneurisma.

Por causa da inflamação na parede dos vasos sanguíneos, o paciente tem mais chances de desenvolver uma doença cardiovascular, como infarto, AVC ou trombose. Também tem a hipertensão, que é bastante comum em pacientes fumantes.

Doenças reumáticas

Ninguém pensa que uma doença reumática pode ter relação com o tabagismo, não é mesmo? Aposto que você não imaginava, mas infelizmente o cigarro é capaz de interferir até nas nossas articulações.

Os fumantes podem apresentar dor, inchaço e vermelhidão em suas articulações, principalmente nas mãos. E a tendência é piorar, pois o cigarro diminui a eficácia dos medicamentos utilizados no tratamento da artrite.

As pessoas que já sofrem com doenças reumáticas e fumam também têm mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares, porque o cigarro aumenta a inflamação e a disfunção das células do organismo.

Úlceras gástricas

O tabaco estimula o surgimento de úlceras, impede a sua cicatrização e o tratamento, além de aumentar as complicações que podem surgir por causa de uma úlcera. Outras doenças do trato intestinal, como gastrites, refluxos e doenças inflamatórias intestinais, também podem se desenvolver em pacientes fumantes. O que acontece é que o cigarro estimula inflamações nas mucosas do estômago e intestino.

Se você fuma, provavelmente, já sentiu muitas dores de estômago, queimação, sofreu com má-digestão e alterações intestinais.

Como falei antes, a lista de doenças que podem ser causadas ou ter o tratamento prejudicado por causa do cigarro são diversas. A lista é grande e o paciente desenvolver ou não alguma delas também vai depender do histórico familiar de saúde e sua genética, por isso é importante fazer sempre um acompanhamento médico.

Se você fuma e ainda não sofre com nenhum desses problemas, a minha dica é pare de fumar e comece a fazer um acompanhamento médico desde já. Agora, se você já apresentou algum dos sintomas que citei aqui, deve procurar um especialista para começar um tratamento para impedir que eles avancem para o desenvolvimento de uma doença. Parar de fumar desde já é fundamental para ter uma vida mais saudável. Se preferir, entre em contato com meu consultório e agende um horário para conversarmos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest